terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os Cuidados com as Crianças

Pernas tortas e Pés planos



Uma dúvida de quase todas as mães de crianças entre 1 e 2 anos de idade é se seu filho está com pernas "tortas", joelhos em "x", pernas arqueadas, pés planos, pisada para dentro, e assim por diante.
Se não existir alguma alteração ortopédica que chame muito a atenção ou uma assimetria muito grande (que em geral são percebidos ao nascimento), não há nenhuma necessidade de avaliações ortopédicas antes dos 2 ou 3 anos de idade.
As pernas e pés de crianças entre o nascimento e os 2 anos de idade estão em fase de adaptação. A própria aquisição da marcha e o andar é que farão o exercício para as pernas "voltarem" ao normal e para os pés adquirirem curvatura.
Não se deve utilizar botas ortopédicas, palmilhas ou outras invenções por tratar-se de pés e pernas normais.
Aquelas crianças que possuem um pé normal e utilizam botas ortopédicas começam a apresentar problemas, pois estes calçados altos, duros, reforçados e , geralmente, muito pesados, não permitem uma marcha normal, principalmente se levarmos em conta o fato destas crianças ainda não terem uma marcha definida, normal, em termos de coordenação motora, pois seu sistema nervoso e músculo- esquelético ainda encontra-se em desenvolvimento (maturação). Outras medidas, como exercicíos fisioterápicos, danças, caminhar na areia, uso de patins e outras crendices populares a respeito, são totalmente infundadas e sem comprovação científica.
Andar descalço ou com sandálias e tênis firmes e bem adaptados aos pés ajuda na "correção" natural destas alterações fisiológicas (normais) que as crianças apresentam.
E, quando necessário, a escolha de um ortopedista pediátrico deve ser extremamento criteriosa.
 

9 comentários:

Unknown disse...

Olá Anne!!!Postei um comentário mas não entrou.Vamos ver se esse o blog aceita.Seja bem vinda ao mundo dos blogs.Aqui com certeza você encontrará amigos, mesmo virtuais,mas que estarão presentes em sua vida.Bjsss!!!p.s.-gostei do artigo sobre as crianças.Bem legal, parabéns!!!

Anônimo disse...

Ai que bebe fofo...
Adorei o texto, bem informativo.
Sempre apareça por lá
Bjos de luz

Del Rodrigues disse...

Olá Anne,sou professora,conheci seu blog através de uma amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
Será que vc pode me dar uma força?
Conto com a sua ajuda!
Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
Obrigada!Paz e Luz!
Esse é o link:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

Unknown disse...

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Querida amiga Anne!!!
"Entendo que cada mulher no mundo, é uma centelha de luz e de um brilho intenso, mas tão intenso, que por mais que tentemos chegar perto desse brilho, muitos esbarram na pequenez do machismo achando que é superior. Mulher é um ser de luz, de vida, que procria a vida e é essa dádiva de Deus que a torna simplesmente I-N-I-G-U-A-L-Á-V-E-L em todo canto do mundo."
Parabéns minha centelha de luz!Continue brilhando em um mundo onde valores podem ser distorcidos,rótulos podem ser criados, violência pode ser sentida, discriminação pode ser fomentada, mas uma coisa nunca e jamais poderá ser mudada...MULHER!!!SIMPLESMENTE, I-N-D-I-S-P-E-N-S-Á-V-E-L.
Feliz Dia Internacional de Um Ser Único!!!
Votos do amigo, Rubi Valente.
Japan - 08/03/2012 P.S. - Deveria ser FERIADO NACIONAL!

Nina disse...

Oi Anne...
Linda imagem! Adorei o post...
Hoje vim agradecer seu voto no sorteio esconde esconde da Kika...O Tigre 47 e eu Nina 26 fomos os vencedores do sorteio...Fiquei muito feliz com sua participação e agradeço de coração...
Arigatou né!

Nyan nyan
Nina

GRAÇA disse...

Venho agradecer a partecipacão no sorteio "esconde esconde"
Ronrons da
Kika♥♥♥

Unknown disse...

Querida amiga!Acabo de postar em meu blog um pedido singelo aos amigos.Me perdoe se este comentário é "colado", mas tenho certeza que você saberá entender que agora "corro contra o tempo" para saber o TEMPO de cada um de vocês.Aproveito para desejar-lhe um ótimo domingo e um começo de semana abençoado e de muita paz.Estou lhe aguardando em meu blog!
Fique com Deus!Abraço amigo, "Rubi".

Sandra Mitsue disse...

Oi Anne...Hoje agradeço a você que carinhosamente
desejou-me feliz aniversário.
Foi um dia muito feliz por descobrir
que tenho pessoas maravilhosas que me cercam..
uns bem perto, outros bem longe..
não importa a distância e sim o carinho..
isso é um presentão de Deus na minha vida!
Arigatou né! Eu Simplesmente adorei!!!Ótimo Final de Semana!
Beijos!
San...

Sandra Mitsue disse...

Oi Anne...
Hoje agradeço a você que carinhosamente
desejou-me feliz aniversário.
Foi um dia muito feliz por descobrir
que tenho pessoas maravilhosas que me cercam..
uns bem perto, outros bem longe..
não importa a distância e sim o carinho..
isso é um presentão de Deus na minha vida!
Arigatou né! Eu Simplesmente adorei!!!Ótimo Final de Semana!
Beijos!
San...